terça-feira, 1 de julho de 2014


Alfa Romeo Automobiles SpA

Muitas vezes abreviado como Alfa Romeo, é um famoso fabricante de carros desportivos de luxo italiana. O nome original da empresa era "Società Anonima Italiana Darracq" (SAID), quando foi fundada pelo fabricante de automóveis francês, Alexandre Darracq, em 1906. "Istituto per la Ricostruzione Industriale", a estatal premier holding da Itália, propriedade Alfa Romeo por cerca de 54 anos (entre 1932 e 1986).




Elementos de design, história e evolução do LOGO ALFA ROMEO

Forma e as cores do logótipo Alfa Romeo
O logótipo da Alfa Romeo é amplamente considerado entre os melhores logos de automóveis na história do design gráfico - apesar do fato de que o emblema passou por inúmeras modificações ao longo dos anos. Sua versão mais antiga foi uma uma indescritível que foi introduzido em 1910. Acredita-se que o emblema representado o brasão de armas da família Visconti, que era, na época, a família mais influente e respeitado no Milan. O emblema também carregava uma cruz vermelha em um fundo branco.

Uma lenda urbana diz que uma serpente implacavelmente aterrorizou o povo de Milão, no século 5 dC. Foi morto em combate bravamente por Ottone Visconti, um arcebispo piedoso do Milan. A serpente que carrega uma coroa deve estar relacionada com este ato heróico. A cruz vermelha sobre um fundo branco encarna a coragem de Giovanni Da Rio que é pensado para ser o primeiro homem a escalar os muros de Jerusalém e erguer uma cruz lá na primeira cruzada.

O emblema também tipifica um escudo invertido sobre a grande porta do Castello Sforzesco, em Milão. O emblema original do Alfa Romeo continha o nome da empresa "ALFA" (um acrônimo de "Anomina Lombarda Fabrica Automobili") e "Milano", que se separou por duas figuras de oito nós.

Após a aquisição, por Nicola Romeo , em dezembro de 1915, o logotipo foi reformulado para ostentar o novo nome da empresa, "Alfa Romeo", com o "Milano" em torno de sua parte inferior. Outra modificação foi implementada em 1925, a adição de uma coroa de flores para comemorar notável sucesso da empresa no mundo todo. Depois de alguns anos, a guarnição do ouro tornou-se um dos principais componentes do logotipo."Milano" foi removido do crachá em 1972 após a inauguração bem sucedida de outra fábrica enorme em Pomigliano d'Arco, Nápoles.


Sem comentários:

Enviar um comentário